sábado, 20 de setembro de 2008

SALGUEIRO NA TOPONÍMIA

Na sequência do excelente post colocado pelo Primo João sobre a aldeia de Salgueiro, Freguesia de Sosa, Concelho de Vagos, deixo aqui mais umas achegas sobre a toponímia Salgueiro.



Em Portugal continental existem cerca de cem pequenas localidades onde se integra o nome Salgueiro. Três delas são Freguesias: Salgueiro do Campo (concelho de Castelo Branco); Salgueiro (cocelho do Fundão, distrito de Castelo Branco); Vale de Salgueiro (concelho de Mirandela, Distrito de Bragança).


Das cerca de cem localidades referidas, o maior número (18) pertence ao Distrito de Castelo Branco. Se a teoria de que a origem do apelido Salgueiro tem a ver com a toponímia estiver certa, então existem fortes probabilidades da Família ter "nascido" na Beira Baixa. Mas esse assunto ficará para quando começarmos a estudar a sério as nossas origens.

Só por curiosidade, na Fregusia de Salgueiro do Campo existe uma tradição bastante invulgar. Em Janeiro, pelos Reis, os rapazes da Freguesia estão autorizados a fumar cigarros. Na também chamada festa dos rapazes, em honra de Santo Estêvão, e durante dois dias, os pais autorizam os garotos a fumar. Curioso é também o facto de em Salgueiro do Campo não se cantarem as Janeiras, tradicionais no resto do País, mas dançarem a "murinheira", dança típica dos Celtas, ao som dos bombos e das gaitas de foles. A festa dura dois dias.

1 comentário:

The_Wolf disse...

Por acaso eu como beirão sempre pensei que os salgueiros fossem originários do meu distrito :)