sexta-feira, 19 de setembro de 2008

MESTRE JOSÉ SALGUEIRO - ERVANÁRIO E POETA





José Salgueiro nasceu em 1919 no Monte da Boavista, concelho de Montemor-o-Novo. Filho de rurais, muito novo começou a trabalhar para o sustento da família. Foi aguadeiro em feiras e romarias, vendedor de sardinha pelos montes da região, trabalhador rural, ceifou, esgalhou e tratou de hortas. Aos 14 anos foi para aprendiz de sapateiro, profissão que só deixaria aos 50 anos para se dedicar às plantas medicinais. Desde então Mestre Zé Salgueiro entregou-se ao estudo, colheita, secagem e venda de ervas. Com uma experiência e saber acumulados ao longo de 89 anos dedicou os últimos a escrever um testemunho sobre a sua intensa relação com as plantas e o território.
Jogou futebol, foi músico na Sociedade Pedrista onde tocou clarinete, saxofone e oboé; tem sido campeão de damas e é poeta popular. Foi com a mãe, quando a acompanhava no trabalho nos campos, que começou a aprender a reconhecer as plantas e as mezinhas que com elas se preparavam. Desde então, de forma autodidacta, tem-se dedicado ao seu estudo, colheita secagem e venda.
Em 1984 publica “Estas Palavras Tão Fortes Que Muitos Vão Combater, uma antologia de poemas escritos entre 1937 e 1980. Em 2005 edita, na COLIBRI, com o apoio da Marca Adl (Associação de Desenvolvimento Local -ONG), o livro "Ervas, Usos e Saberes".



O livro, lançado na Fonte das Letras, já vai na sua quinta edição. É dividido em duas partes; desenvolve num primeiro momento dados relativos à identificação, descrição, ambiente e aplicações medicinais das plantas concelho, e num segundo momento propõe tratamentos com as plantas identificadas para diversos problemas de saúde. Nas palavras do próprio Mestre José SalgueiroPara além da identificação das principais plantas, arbustos e árvores do concelho de Montemor-o-Novo, irei também mencionar as suas aplicações para pessoas e animais de toda a espécie. Farei referência a todas as vitaminas e minerais necessários à nossa saúde que se podem extrair das plantas, quais as plantas que os têm com mais abundância, e género de pessoas ou doenças que deles necessitam. Irei também classificar as plantas conforme o seu valor, os benefícios e os contras que possuem. Tratarei ainda das plantas para misturas que possam condizer umas com as outras e formas de as preparar. E outras coisas mais, mas tudo referente a produtos vegetais.”
Consciente do saber acumulado ao longo de 89 anos vividos intensamente, tem verdadeiro prazer em transmitir aos outros aquilo que recorda e sabe sobre plantas e vivências passados. Desde 1999 que participa nos Passeios da Primavera promovidos pela MARCA-ADL, guiando os participantes ao longo das ribeiras do Almansor e Pintada numa viagem à descoberta de algumas das plantas ribeirinhas utilizadas localmente para fins culinários e medicinais tais como a hortelã da ribeira, o poejo, a salgueirinha, a cavalinha, o salgueiro, entre outras.




Longa vida! Mestre Zé Salgueiro

















1 comentário:

quinta da fontanheira disse...

Caros Salgueiros:

Bem hajam!
Agradeço que me digam como ou onde encontrar o livro de Mestre José Salgueiro.
O site que indicam parece já não existir...
Muito obrigada!
Um abraço
filipazul@gmail.com